"Aventura de pobre é sempre a dos que buscam em longes terras, o que em casa lhes falta."
- Eduardo Lourenço
"Gosto muito de estar na lareira com os "velhos", porque para mim os "velhos" são enciclopédias humanas"
- Frederico Justo Mendes
"O corpo que é escravo vai, a alma que é livre fica."
- Baltasar Lopes "Chiquinho"
filmagens
Cafés
KM percorridos
Produção
Nesta primeira fase, o objectivo é desenvolver duas vertentes, contrabando e emigração, mas no futuro poderá abarcar outras temáticas. Pretendemos criar uma memória de futuro, habilitando, não só as gerações atuais como as futuras, de um maior e melhor entendimento da sua sociedade, das suas raízes, da sua cultura e, consequentemente, da sua identidade.
Memórias
Manifesto
Os testemunhos na primeira pessoa desvanecem-se ao longo do tempo, seja pelos que partem, seja pelos que se esquecem, perder a sua memória e deixar cair no esquecimento o papel que estas práticas tiveram no desenvolvimento da nossa história partilhada é esquecer parte importante da nossa identidade. Numa altura em que as plataformas digitais, redes sociais, entre outras, são os meios privilegiados para armazenamento e divulgação, é urgente a criação de uma plataforma que divulgue e preserve estas memórias, ainda mais dizimadas pelo pandemia que atingiu, principalmente, estes guardiões de memórias.
Preservação
Pois é disso que se trata, é essa a urgência em criar um meio no qual estes testemunhos e esta importante parte da nossa história, possa ser consultada, seja por qualquer cidadão, seja por qualquer historiador, seja por qualquer curioso, seja por qualquer estudante.
Futuro
A plataforma Retratos Esquecidos permitirá, no futuro, a inclusão de outras temáticas ligadas aos patrimónios esquecidos.